Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Montenegro defende que valores democráticos estão em crise

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, defendeu hoje, durante uma sessão evocativa dos 40 anos do 25 de Novembro, que no atual momento político os valores democráticos e da ética republicana estão "colocados em crise".

Montenegro defende que valores democráticos estão em crise
Notícias ao Minuto

12:29 - 25/11/15 por Lusa

Política PSD

O primeiro-ministro cessante e presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, e o vice-primeiro-ministro e presidente do CDS-PP, Paulo Portas, assistiram a esta sessão, realizada na Sala do Senado da Assembleia da República, mas sem intervir, e não prestaram declarações aos jornalistas à entrada nem à saída.

Na abertura da sessão, Luís Montenegro, voltou a criticar os restantes partidos por não se terem juntado a PSD e CDS-PP nesta iniciativa, e afirmou: "Não nos conformamos com essa atitude. Infelizmente, vivemos tempos em que os valores democráticos - eu diria mesmo os valores da ética republicana - têm sido colocados em crise por variadas razões, e este foi apenas mais um exemplo".

O líder parlamentar do PSD declarou que para o seu partido e para o CDS-PP "é um imperativo invocar os 40 anos do 25 de Novembro na Assembleia da República".

"Numa primeira hora, tivemos a anuência de todos os partidos para esse efeito", alegou Luís Montenegro, acrescentando: "Numa segunda hora, tivemos a atitude de desrespeito, senão mesmo de desautorização, daquilo que foi uma decisão do senhor presidente da Assembleia da República de precisamente diligenciar no sentido de proporcionar essa evocação. Tivemos a desistência de todas as demais forças políticas, que muito lamentamos".

O líder parlamentar do PSD passou, em seguida, a palavra ao general Tomé Pinto, um dos dois convidados para intervir nesta sessão, juntamente com o historiador Rui Ramos.

O general Tomé Pinto projetou um filme com imagens de arquivo da RTP, de cerca de 15 minutos, para contextualizar o 25 de Novembro de 1975. "Foram momentos muito difíceis para todos nós, para todo o povo português de norte a sul de Portugal", comentou.

Depois, fez durante 40 minutos uma resenha dos acontecimentos que antecederam essa data histórica, elencando-os por ordem cronológica, e de outros posteriores, com recurso ao PowerPoint, para ilustrar "o antes, o durante e o depois do 25 de Novembro".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório