Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Novo Governo poderá tomar posse já amanhã

Tomar posse amanhã e participar numa cimeira internacional já na segunda-feira, assim serão os próximos dias do novo primeiro-ministro.

Novo Governo poderá tomar posse já amanhã
Notícias ao Minuto

09:08 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política PS

António Costa foi ontem indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República e já tem uma agenda muito preenchida.

Segundo o jornal Público, o novo Governo poderá tomar posse já amanhã, uma vez que a marcação da cerimónia no Palácio da Ajuda cabe a Cavaco Silva e este tem uma deslocação a Elvas programada para sexta-feira.

Ainda esta semana ou no início da próxima o programa de Governo deverá começar a ser debatido na Assembleia da República e já esta segunda-feira Costa terá o seu primeiro compromisso internacional: a Cimeira do Clima, em Paris.

Ultimar o Orçamento do Estado para 2016, e analisar os dossiers dos transportes públicos, TAP e Novo Banco, considerados urgentes, serão depois as prioridades do primeiro-ministro socialista.

O ministério que afinal não foi para a frente

Entre as alterações ao XXI Governo previsto antes da indigitação destacam-se a ‘baixa’ de Elisa Ferreira, uma mulher e um ministério a menos no Governo de Costa. A pasta dos Assuntos Europeus pensada para a eurodeputada vai afinal integrar o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que será tutelado por Augusto Santos Silva.

A cargo de duas mulheres ficam ainda dois ministérios que, sabe-se agora, serão transversais a todo o Governo: o mar (tutelado por Maria Manuel Leitão Marques, e a Modernização Administrativa, de Ana Paula Vitorino.

Costa propôs 17 ministros para o seu Governo entre os quais há nove estreias à frente de ministérios.

Entre os prognósticos certeiros ou mais ao lado, uma das grandes surpresas foi a escolha de João Soares para a tutela do novo Ministério da Cultura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório