Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

A magistrada que chega a ministra e não quer fazer parte do showbiz

Francisca Van Dunem é a primeira mulher negra a chegar a ministra em Portugal. Há 30 anos que é procuradora.

A magistrada que chega a ministra e não quer fazer parte do showbiz
Notícias ao Minuto

08:10 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política PS

Até aqui procuradora-geral distrital de Lisboa, Francisca Van Dunem é o nome apontado para assumir a tutela do Ministério da Justiça do novo governo de António Costa. O Diário de Notícias traça hoje o perfil daquela que será (a confirmar-se a nomeação) a primeira ministra negra em Portugal.

Com 60 anos e 30 no cargo de procuradora, Francisca Van Dunem, nascida em Angola, foi a primeira a avisar que o Citius acabaria por colapsar, o que se veio a constatar, comprometendo a reforma do mapa judiciário.

No seio da Justiça, é encarada como uma pessoa extremamente calma, que “nunca grita”, diplomata, reservada e avessa a entrevistas. Em 2009, disse mesmo numa rara entrevista ao Expresso que “um magistrado tem a obrigação de não se expor muito”, uma vez que não é “propriamente estrela do showbiz”.

Aquela que será também a primeira magistrada do Ministério Público a ocupar um cargo no governo depois de Laborinho Lúcio (nos anos 80) não poupou, em várias ocasiões, críticas à sua antecessora, Paula Teixeira da Cruz.

Segundo o Diário de Notícias, não lhe são conhecidas, pelo menos oficialmente, ligações partidárias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório