Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Cavaco quer voltar a falar com Costa sobre o elenco governativo

António Costa e Cavaco Silva reuniram-se ontem pela segunda vez no Palácio de Belém. Poucos minutos depois chegou a notícia de que o secretário-geral do PS tinha sido indigitado primeiro-ministro.

Cavaco quer voltar a falar com Costa sobre o elenco governativo
Notícias ao Minuto

07:55 - 25/11/15 por Notícias ao Minuto

Política Governo

O Presidente da República, Cavaco Silva "indicou" o secretário-geral do PS, António Costa como primeiro-ministro.

A nota enviada pela Presidência da República dava a entender a insatisfação de Cavaco Silva. No entanto, Costa não se deixou ficar e enviou logo nessa tarde a lista de nomes que pretende que tutelem as pastas do Governo.

Mas a palavra final é do Presidente da República, assim manda a Constituição. Ao que o jornal i apurou Cavaco Silva quer voltar a reunir-se presencialmente com o líder socialista.

A regra dita que a lista formal do Governo chegue primeiro ao Presidente da República, mas a de António Costa chegou, dada como certa, à comunicação social, logo após o anúncio da sua indigitação.

Aliás, durante a tarde, Costa recebeu na sede do PS em Lisboa, todos os ministeriáveis que constavam na sua lista. Por esse motivo, Cavaco poderá ter ficado desagrado e tem ainda a possibilidade de vetar o elenco governativo de Costa, apesar de nunca o ter feito nestes dez anos como Presidente.

Neste momento, a lista está a ser avaliada, prevendo-se que uma nova reunião entre Cavaco e Costa seja agendada para breve.

António Costa propôs 17 ministros. Ao todo, são nove as estreias à frente de ministérios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório