Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Bloco e PCP "têm a bomba atómica, mas não têm o exército"

Daniel Oliveira fala em coligação frágil à Esquerda.

Bloco e PCP "têm a bomba atómica, mas não têm o exército"
Notícias ao Minuto

19:44 - 24/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Daniel Oliveira

Para Daniel Oliveira, o governo de Costa é o resultado da pressão daqueles que "não suportavam a ideia de continuar mais um dia que fosse com um governo de Pedro Passos Coelho" e foi denominada por comentadores como "coligação negativa".

Porém, esta pressão resultou num "passo histórico que mudará para sempre o sistema político-partidário português", embora o Bloco de Esquerda e o PCP estejam numa situação difícil, pois "não gerem a governação e terão de garantir a estabilidade do governo".

"Têm a bomba atómica, mas não têm o exército", escreve na sua crónica de hoje no Expresso Diário.

Outro ponto a retirar do Governo que está ser criado por António Costa é que os ministros escolhidos parecem querer "descansar a direita, os mercados, os opinadores e as fações internas do PS", ao invés de "fazer pontes políticas e programáticas com os seus aliados", o que demonstra que este é "um entendimento cínico", o que só "enfraquece a solução que engendraram" e "torna mais improvável a vitoria de uma alternativa à austeridade".

Assim, defende Daniel Oliveira, o passo dado foi muito importante, mas não será suficiente para chegar longe. PS, Bloco e PCP não se podem contentar apenas "com um acordo mínimo para uma mudança de governo", remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório