Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

E agora, Costa, o que se segue?

O secretário-geral do PS, António Costa já foi indigitado pelo Presidente da República, Cavaco Silva. E agora? Quais são os procedimentos que terão de ser respeitados?

E agora, Costa, o que se segue?
Notícias ao Minuto

15:05 - 24/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Governo

E 51 dias depois, a tão aguardada decisão: Cavaco Silva indigitou António Costa. Deu a conhecê-la por via de uma nota da Presidência da República, que já está a dar que falar. O termo aplicado foi indicação e não indigitação. Embora produza os mesmos efeitos práticos, vozes houve que não deixaram passar em branco a escolha de palavras.

Mas olhemos para o que se segue.

Uma vez indigitado, António Costa terá agora de apresentar o elenco governativo para ser aprovado por Cavaco Silva. Mas sabe a TSF que o socialista pretende voltar já hoje a Belém para dar a conhecer os seus ministros.

Depois, segue-se a tomada de posse e a apresentação do programa do Governo no Parlamento, sujeito a aprovação. Foi nesta fase que o governo de Passos Coelho e Paulo Portas foi derrubado a 10 de novembro, após o programa ter sido chumbado.

Os nomes a serem apresentados por António Costa já começaram a ser avançados, sendo que para a tutela das Finanças surge o nome de Mário Centeno, por exemplo, para a pasta da Educação o de Tiago Brandão Rodrigues e muitos outros que pode ficar a conhecer aqui.

Mas Cavaco Silva tem uma palavra a dizer sobre o elenco governativo e, mais uma vez, António Costa está dependente da aprovação do Presidente da República.

De seguida, haverá lugar à tomada de posse. A cerimónia no Palácio da Ajuda pode acontecer ainda esta semana. Passos Coelho, ministros e secretários de Estado foram empossados no mesmo dia, mas Costa poderá fazê-lo em dias separados.

Será nessa sessão que Passos Coelho passará o testemunho ao secretário-geral do PS. Cavaco Silva terá de discursar na cerimónia.

A partir da tomada de posse começa a contar o prazo de dez dias seguidos para que o programa do Governo seja apresentado no Parlamento. Costa espera a maioria parlamentar, depois de ter feito um acordo à Esquerda com o Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes.

Após estes procedimentos, o secretário-geral socialista ficará em plenitude de funções.

Entretanto, foram várias as reações dos diferentes partidos que surgiram. Se por um lado o presidente do PS, Carlos César demonstrou satisfação, revelando que "António Costa está em condições de apresentar ao senhor Presidente da República o elenco governativo completo e de apresentar à Assembleia da República o programa de Governo", por outro, o vice-presidente do PSD, Marco António Costa garantiu que "esta "solução de recurso" não conta com o apoio do PSD.

As críticas ao Presidente da República também não se fizeram esperar. O deputado do PCP, João Oliveira garantiu que Cavaco Silva "tentou até ao último momento manter o PSD e o CDS-PP no poder". Já a deputada d'Os Verdes, Heloísa Apolónia lamentou que "esta decisão [de indigitação de António Costa] não tenha sido tomada mais cedo. Havia todas as condições para que o Presidente a tivesse tomado mais cedo".

António Costa assume o Governo com um aviso que vem de fora. O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem tem manifestado desagrado face aos atrasos de Portugal na apresentação do plano de Orçamento para 2016, frisando que o país já o devia ter feito há muito. "A única coisa que sei é que Portugal de qualquer forma tem que enviar um plano orçamental tão cedo quanto possível. Já o deviam ter feito. Já estão atrasados, demasiado atrasados, devem fazê-lo o mais rapidamente possível. Se há um novo Governo, tudo bem também", disse ontem em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório