Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

É oficial, António Costa será primeiro-ministro

O encontro desta manhã entre Cavaco Silva e António Costa terminou há momentos. O Presidente da República já tomou uma decisão: indigitou António Costa.

É oficial, António Costa será primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

12:00 - 24/11/15 por Notícias Ao Minuto

Política Belém

"Bom dia". Pela segunda vez em dois dias o secretário-geral socialista foi a Belém, e pela segunda vez em dois dias saiu soltando apenas um lacónico cumprimento.

A reunião desta terça-feira entre o secretário-geral do PS e o Presidente da República durou cerca de uma hora, o dobro do tempo que o encontro de ontem havia demorado. Do que ali foi falado e quem sabe até fechado, nada se sabe. Mas pode adivinhar-se.

Até porque, minutos depois surgia a informação já há muito aguardada: Cavaco Silva indigitou António Costa. Cinquenta e um dias volvidos desde as eleições, Costa será, sim, primeiro-ministro.

Saliente-se que no encontro de ontem, Cavaco Silva exigira a Costa o esclarecimento de seis questões-chave. As respostas, essas, chegaram no mesmo dia a Belém através de carta. Mas o que ali seguiu escrito, aliás, não foi mais do que 'um cortar e colar' de partes do programa do PS e dos documentos resultantes dos acordos firmados à Esquerda.

Pouco depois, a Presidência da República dava conta de uma nova reunião com Costa. Estava agendada para hoje, às 11h00. À mesma hora do dia anterior. E às 11h00, pontual como ontem, o líder 'rosa' chegava a Belém. De lá saiu cerca das 12h00 e já com a certeza de que seria primeiro-ministro.

A confirmação surgiu passados breves minutos e mais uma vez através de uma nota da Presidência da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório