Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da República atua como "um contra poder"

Edgar Silva reage ao facto de Cavaco Silva não ter indigitado já hoje António Costa e de, em vez disso ter solicitado a resposta a várias questões.

Presidente da República atua como "um contra poder"
Notícias ao Minuto

18:36 - 23/11/15 por Andrea Pinto

Política Edgar Silva

O candidato do PCP a Belém, Edgar Silva acaba de reagir à decisão do chefe de Estado de não indigitar António Costa como primeiro-ministro, acusando-o de estar a assumir uma atitude de "contrapoder".

Em declarações à SIC Notícias, Edgar Silva disse que Cavaco Silva deu posse ao governo da coligação PSD/CDS sem pensar "na durabilidade de um governo, que é preponderante," e acusou-o de “estar a bloquear decisões e competências que são de outros órgãos de soberania, como a Assembleia [da República]".

“Isso viola grosseiramente os direitos constitucionais e cria instabilidade”, afirmou, insistindo que o Presidente da República assume-se "como contra poder, desrespeitando as regras básicas da democracia, o que é inaceitável".

"O Presidente da República tem de respeitar a vontade do parlamento e dos parlamentares porque sabe e, conhece bem, que foram assumidas razões e condições para a viabilização de uma solução de governo, a não ser que o Presidente da República se queira aproximar de algo que não estaria longe de uma tentativa de golpe de Estado, e não pode ser, isso seria inaceitável e impensável, seria a subversão das regras básicas fundamentais estruturantes do Estado Democrático", disse no Porto, à margem de um encontro com artistas da Cooperativa Árvore.

Cavaco Silva justificou o pedido que esta manhã fez ao líder do PS com o facto de considerar necessária uma "clarificação formal de questões que, estando omissas nos documentos" subscritos entre o PS, o Bloco, o PCP e o 'Os Verdes', "suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório