Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Paris: Pacto de segurança é "tão importante quanto o de estabilidade"

O ministro da Justiça garantiu hoje, em Bruxelas, que as forças de segurança terão todos os meios necessários no quadro do reforço da luta antiterrorista ao nível europeu, mas defendeu que para tal não é necessário aumentar o défice.

Paris: Pacto de segurança é "tão importante quanto o de estabilidade"
Notícias ao Minuto

16:10 - 20/11/15 por Lusa

Política Fernando Negrão

Em declarações à margem do Conselho extraordinário de ministros da Justiça e de Assuntos Internos (JAI) da União Europeia, hoje realizado em Bruxelas na sequência dos ataques terroristas de Paris a 13 de novembro, Fernando Negrão assegurou que "as forças de segurança terão todas as respostas que decorrerem de todas as medidas aprovadas na reunião JAI", sem que tal implique necessariamente uma "derrapagem" nas contas públicas.

Questionado sobre se Portugal seguiria o "lema" de França, que anunciou que, nas atuais circunstâncias, o pacto de segurança está em cima do Pacto de Estabilidade, e que falharia as metas do défice face aos gastos extraordinários com o reforço de meios humanos e materiais na luta antiterrorista, o ministro defendeu que um caminho possível em Portugal é sacrificar algumas áreas do orçamento para investir noutras.

"O pacto de segurança é tão importante como o pacto de estabilidade. Depois, é uma questão de prioridades dentro da gestão do orçamento nacional", disse.

"Naturalmente que tudo o que for preciso para assegurar a segurança das pessoas será feito. Essa é uma ideia, direi eu, que não tem contraditório quase. Agora, há uma coisa que se chama repartição ou mudança de rubrica de despesas: às vezes é preciso sacrificar umas para investir mais noutras, esse pode ser um caminho", defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório