É "cada vez mais claro" que BES terá custos para contribuintes, diz PS

O Partido Socialista (PS) diz que o 'chumbo' de hoje do Novo Banco nos testes de 'stress' no cenário mais adverso faz com que seja "cada vez mais claro" que o processo de resolução do BES terá "custos elevados para os portugueses".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
14/11/2015 14:35 ‧ 14/11/2015 por Lusa

Política

Banco

"Como foi dito em setembro passado, quando do anúncio do cancelamento do processo de venda do Novo Banco em curso, hoje é cada vez mais claro que o processo de resolução do BES terá custos elevados para os contribuintes. A informação hoje divulgada vem confirmar esses custos", frisa o deputado do PS Ricardo Mourinho Félix em declaração enviada à agência Lusa.

O parlamentar reagia à notícia de hoje de que o Novo Banco 'chumbou' nos testes de 'stress' do Banco Central Europeu (BCE) no cenário mais adverso, com as projeções para 2017 a estimarem um rácio de capital CET1 [Common Equity Tier 1] de apenas 2,4%, abaixo do mínimo de 5,5%, pelo que terá de reforçar o seu capital em 1.398 milhões de euros no prazo de nove meses.

A divulgação desta informação, diz o PS, confirma a posição do partido "de que a dita saída limpa do programa de ajustamento com a queda do segundo maior banco privado português apenas três semanas depois não passou de um embuste".

A informação hoje divulgada, prossegue Ricardo Mourinho Félix, "deixa claro que o custo do processo de resolução foi subestimado e que o Novo Banco apresenta uma elevada fragilidade do seu balanço face a uma situação adversa".

E prossegue o deputado socialista: "O futuro Governo do PS pugnar-se-á sempre pela estabilidade financeira e pelo reforço do papel do sistema bancário no financiamento da economia e pela da estabilidade financeira enquanto fator de crescimento de uma economia de mercado sólida".

O Novo Banco é detido pelo Fundo de Resolução bancário e foi criado no verão do ano passado, após a medida de resolução que ditou o fim do Banco Espírito Santo (BES).

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas