Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Arco da governação foi suplantado por arco da Constituição"

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, afirmou hoje que o "arco da governação foi suplantado pelo arco da Constituição" com a maioria de deputados à esquerda que rejeitará o programa do XX Governo.

"Arco da governação foi suplantado por arco da Constituição"
Notícias ao Minuto

10:53 - 10/11/15 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"Como é que é possível que uma alternativa se esteja a levantar? É que aquele arco que tanto embandeiram, o tal arco da governação, foi suplantado pelo arco da Constituição. Aquela que não conheceram durante quatro anos", afirmou Pedro Filipe Soares, numa intervenção no debate parlamentar do programa do Governo PSD/CDS-PP.

Dirigindo-se às bancadas do PSD e do CDS-PP, Filipe Soares defendeu que "a direita quer negar o resultado eleitoral" em que perdeu 25 lugares no parlamento numa eleição que elege deputados e não o primeiro-ministro.

O deputado do BE recusou qualquer "golpe" e considerou que "extremistas são os que, apoiando-se num Governo e maioria parlamentar, governam contra um regime instituído", a Constituição da República.

Pedro Filipe Soares advertiu que a Europa "não pode ser camisa-de-forças da Constituição", acrescentando que "não há constituições de primeira e de segunda" e que a Constituição alemã não é mais importante que a Constituição portuguesa".

"A única maioria que se expressa no parlamento é que derrubará o Governo PSD/CDS", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório