Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

É "extemporânea" a aprovação de medidas antes de programa de Governo

O candidato presidencial Sampaio da Nóvoa qualificou hoje de "extemporânea" a aprovação de medidas em Conselho de Ministros, a "poucas horas" da apresentação do programa de Governo, apelando ao bom senso e à serenidade.

É "extemporânea" a aprovação de medidas antes de programa de Governo
Notícias ao Minuto

21:20 - 05/11/15 por Lusa

Política Sampaio da Nóvoa

"Estamos a poucas horas da apresentação de um programa de Governo, estamos a poucas horas de um debate parlamentar, que é a sede verdadeiramente importante do debate político e da nossa democracia neste momento, parece-me um pouco extemporâneo que a tão poucas horas desse momento importante para todos nós e para a resolução desta crise política se estejam a aprovar medidas", afirmou Sampaio da Nóvoa.

O candidato à Presidência da República falava aos jornalistas após um encontro com o bastonário da Ordem dos Médicos, em Lisboa, num comentário à aprovação, hoje em Conselho de Ministros, da manutenção dos cortes salariais revertidos em mais 20% em 2016, a aplicação de uma versão reduzida da sobretaxa (que era de 3,5% e que será de 2,625%) e a manutenção da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), aplicada a 50% face ao que está em vigor este ano.

"Parece-me um pouco extemporâneo. Sobre o conteúdo das medidas, não me vou pronunciar, mas sobre o calendário e a sua aprovação, parece que devemos manter algum bom senso e concentrarmo-nos no que é verdadeiramente essencial neste momento, que é a apresentação do programa de Governo e a sua discussão em sede parlamentar", declarou Sampaio da Nóvoa.

O professor catedrático disse que, "desde o princípio da crise, desde o dia das eleições", tem "utilizado talvez eventualmente excessivamente a palavra bom senso e a palavra tranquilidade".

"Tenho apelado sempre a muita calma, a muita serenidade. Acho que há um excesso de perturbação em muitas das coisas que se têm dito e que se têm escrito. É preciso encarar este período da nossa vida política com grande serenidade, com muito bom senso, e é evidente que esse bom senso nos deveria também, na minha opinião, fazer esperar pela próxima segunda e pela próxima terça-feira", afirmou.

Na reunião com o bastonário da Ordem dos Médicos, a delegação de Sampaio da Nóvoa integrou, entre outros, o coordenador do PS para a área da saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Questionado pelos jornalistas, Sampaio da Nóvoa disse que Adalberto Campos Fernandes integra a sua comissão de candidatura, como outras personalidades de outras áreas, independentes ou ligadas à vida político-partidária.

Sampaio da Nóvoa cumpre uma semana dedicada à saúde, que começou com uma visita ao Instituto Português de Oncologia (IPO), e terminará, no domingo, com um encontro em que estão prometidas a presença de ex-ministros e secretários de Estado do setor, porque, sublinhou o candidato presidencial "a defesa do Serviço Nacional de Saúde é uma marca da candidatura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório