Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

É oficial. Governo de Passos Coelho já tomou posse

O XX Governo Constitucional em Portugal acaba de tomar posse numa cerimónia que decorreu no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

É oficial. Governo de Passos Coelho já tomou posse
Notícias ao Minuto

12:40 - 30/10/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Cerimónia

O Presidente da República acaba de dar posse a Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro de Portugal. O líder da coligação Portugal à Frente inicia assim funções no XX Governo Constitucional que, prevê-se, pode vir a cair em breve.

Pedro Passos Coelho assumiu o compromisso de honra de desempenhar "com lealdade" as funções de primeiro-ministro, quatro minutos após as 12h00.

Do novo Executivo fazem parte 16 ministros (incluindo o vice-primeiro ministro, Paulo Portas) e 36 secretários de Estado, ficando o elenco governativo composto por 53 membros, menos um do que na legislatura anterior.

Oito dos nomes escolhidos pelo chefe do Executivo para assumir os ministérios são referentes a caras novas. Três deles foram secretários de Estado no governo transato. Já os restantes sete ministros são governantes que mantêm as funções anteriores.

A cerimónia de tomada de posse, que aconteceu na Sala dos Embaixadores do Palácio da Ajuda, em Lisboa, não contou com a presença de nenhum elemento do Partido Comunista ou do Bloco de Esquerda.

Já o Partido Socialista fez-se representar pelo vice-presidente da bancada, João Galamba. André Lourenço e Silva representou, por sua vez, o PAN - Pessoas-Animais-Natureza.

Assistiram ainda cerimónia os membros do Governo cessante, tal como os representantes dos restantes órgãos de soberania e outras individualidades.

Saliente-se que desde que assumiu as funções de chefe de Estado (9 de março de 2006), esta foi a terceira cerimónia de posse de um Governo presidida por Cavaco Silva, tendo a primeira vez ocorrido em outubro de 2009 com o segundo executivo liderado por José Sócrates, e a segunda em junho de 2011 na primeira vez que empossou Passos Coelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório