Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Eleitores disseram que coligação deve governar e PS cooperar"

Quem o diz é Eduardo Catroga, antigo ministro das Finanças.

"Eleitores disseram que coligação deve governar e PS cooperar"
Notícias ao Minuto

09:03 - 24/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Entrevista

A indigitação de Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro tem gerado muita controvérsia, mas para Eduardo Catroga a decisão de Aníbal Cavaco Silva não foi uma “surpresa” pois “está de acordo com a Constituição e de acordo com aquilo que tem vindo a ser prática”.

Em entrevista ao jornal i, o antigo ministro das Finanças na terceira legislatura liderada por Cavaco Silva explicou que, na sua opinião, no dia 4 de outubro os “eleitores portugueses disseram que a coligação deve governar e o Partido Socialista deve cooperar”.

E esta é uma solução que, no seu entender, já deveria ter acontecido em 2011.

“Na altura tinha lógica que o PS, que negociou o memorando de entendimento, estivesse no Executivo que tinha como missão pô-lo em prática. Agora o Partido Socialista deve ir para o governo porque é no governo que pode influenciar a política da União Europeia, é no governo que pode ser útil aos portugueses”, frisou.

Já no que diz respeito a uma coligação de Esquerda, Eduardo Catroga é perentório, lembrando que tanto o PCP como o Bloco de Esquerda são “partidos antieuropeus ou anti-NATO”.

“Eu não estou a ver bem o Bloco de Esquerda nem o PCP a assinarem um acordo de governo, transformando-se num ápice em partidos europeístas”, apontou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório