Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Partidos sublinham "competência em legislatura difícil" de Assunção Esteves

Os partidos despediram-se hoje da Presidente da Assembleia da República (AR), lembrando o papel de Assunção Esteves numa legislatura difícil e destacando a sua "competência" e a "forma isenta e imparcial como exerceu o seu cargo".

Partidos sublinham "competência em legislatura difícil" de Assunção Esteves
Notícias ao Minuto

17:39 - 21/10/15 por Lusa

Política Despedida

Em reunião de hoje da Comissão Permanente, órgão que funciona fora do período de funcionamento efetivo da Assembleia da República, os partidos deixaram mensagens de despedida para com Assunção Esteves.

Ferro Rodrigues, líder parlamentar do PS, foi o primeiro a falar e sublinhou toda a "estima, consideração e reconhecimento" dos socialistas pelo papel da Presidente da AR "em momentos muito difíceis nos últimos quatro anos".

O "grau humanista" e a "competência acima do vulgar" de Assunção Esteves foram também destacados por Ferro Rodrigues, que aproveitou para desejar as "maiores felicidades" a Assunção Esteves, eleita pelo PSD nas eleições de 2011, para o seu futuro.

Já o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, elencou a "forma isenta e imparcial" com que a social-democrata exerceu as suas funções.

Posteriormente, Montenegro declarou que Assunção Esteves conjugou "várias características" que a tornaram uma Presidente com "um conhecimento claramente acima da média, com capacidade grande de forma independente acolher as várias sensibilidades e linhas de argumentação dos partidos".

Nuno Magalhães, pelo CDS-PP, elencou o "talento, competência e cultura" da responsável, acrescentando que Assunção Esteves "prestigiou o país e o parlamento" ao chamar a atenção há algum tempo para o "trágico problema das migrações".

"Esta foi uma legislatura de uma dificuldade se não única, manifestamente excecional", prosseguiu o líder parlamentar centrista, lembrando o "memorando de entendimento que impunha sacrifícios muito difíceis" aos portugueses e "novos" desafios aos parlamentares.

Já PCP, Bloco de Esquerda (BE) e "Os Verdes" lembraram discordâncias parlamentares nos últimos quatro anos, nomeadamente com várias medidas aprovadas pelo Governo, mas desejaram felicidades a Assunção Esteves.

João Oliveira, líder parlamentar comunista, sublinhou os quatro anos de "grande exigência, grandes dificuldades" para os portugueses, ao passo que Heloísa Apolónia, do partido ecologista "Os Verdes", reconheceu nem sempre ter estado de acordo com decisões da Presidente mas elogiou o "pragmatismo" de Assunção Esteves "na procura de soluções".

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE, abordou os resultados das legislativas de 04 de outubro para dizer que não haverá mais uma maioria absoluta PSD/CDS-PP e reconheceu intervir com "alguma satisfação" na última sessão da legislatura onde tal maioria se verificou.

"Destes quatro anos passados não levamos só as coisas más. Devemos aprender a cada dia que passa. A discordância pode fazer-nos melhor", prosseguiu o bloquista.

No final da reunião da Comissão Permanente, que durou cerca de 30 minutos, Assunção Esteves cumprimentou os deputados presentes e deslocou-se também à zona dos jornalistas para deixar uma saudação no final do seu mandato enquanto Presidente da Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório