Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Cavaco inicia na terça-feira ronda de encontros com audição do PSD

O Presidente da República recebe na terça-feira, a partir das 15:00, delegações do PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP, anunciou hoje a Presidência.

Cavaco inicia na terça-feira ronda de encontros com audição do PSD
Notícias ao Minuto

15:48 - 17/10/15 por Lusa

Política Governo

De acordo com a agenda do Presidente da República hoje divulgada, Aníbal Cavaco Silva começará por receber delegações do PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP com um intervalo de uma hora entre cada encontro.

Na quarta-feira, receberá, a partir das 10:30, delegações do PCP, Partido Ecologista "Os Verdes" e do PAN - Pessoas-Animais-Natureza.

A Constituição da República prevê que o primeiro-ministro é "nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais".

PSD, CDS-PP, PS, BE, PCP, PEV e PAN foram os partidos que obtiveram representação parlamentar nas eleições legislativas de 04 de outubro.

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) perdeu a maioria absoluta e obteve 107 mandatos (89 do PSD e 18 do CDS-PP). O PS elegeu 86 deputados, o BE 19, a CDU 17 (dois do PEV e 15 do PCP) e o PAN elegeu um deputado.

As audiências com os partidos iniciam-se um dia depois de o chefe de Estado se reunir com o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, a quem encarregou de desenvolver diligências para avaliar as possibilidades da constituição de uma "solução governativa que assegure a estabilidade política e a governabilidade do país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório