Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Partidos chamados a Belém na próxima terça e quarta-feira

Mais de duas semanas depois das eleições legislativas, Cavaco Silva vai receber em Belém, na próxima terça e quarta-feira, os líderes do PSD, CDS-PP, PS, BE, PCP e PAN.

Partidos chamados a Belém na próxima terça e quarta-feira
Notícias ao Minuto

12:50 - 15/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Governação

Segundo uma nota hoje publicada no site da Presidência, Cavaco Silva vai receber os partidos políticos com deputados eleitos para o Parlamento nos próximos dias 20 e 21 de outubro.

“Conhecidos que foram, ontem, os resultados eleitorais dos círculos da Europa e Fora da Europa nas Eleições Legislativas, e nos termos do n.º 1 do artigo 187.º da Constituição, o Presidente da República ouvirá os partidos políticos que elegeram Deputados à Assembleia da República”, pode ler-se.

Os partidos terão, assim, até terça-feira para terminarem as negociações tanto à Esquerda como à Direita.

Esta manhã a Presidência da República divulgou um outro comunicado para afirmar que o chefe de Estado transmitirá diretamente aos portugueses, ou através da sua Casa Civil, as decisões políticas que vier a tomar.

Sem se referir à situação política que levará à formação do Governo e aos processos negociais em curso após as eleições legislativas de 04 de outubro, Aníbal Cavaco Silva refere apenas que "como costuma acontecer em épocas de decisões políticas de maior importância, os órgãos de comunicação social procuram antecipar as decisões do Presidente da República, invocando fontes da mais diversa ordem".

Vários jornais nacionais avançam hoje eventuais decisões que Cavaco Silva poderá tomar na sequência dos resultados eleitorais.

Dois dias depois das eleições, o Presidente da República reiterou que não se substituirá aos partidos no processo de formação do Governo, mas sublinhou que este "é o tempo do compromisso", onde a cultura da negociação deverá estar sempre presente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório