Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Antes de novo encontro com PàF, PS e PCP reuniram no Parlamento

Delegações de PS e PCP estão reunidas hoje no parlamento para conversações programáticas com vista a uma solução de Governo, testemunhou a Lusa em São Bento, antes da reunião entre os líderes do PS e da coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP).

Antes de novo encontro com PàF, PS e PCP reuniram no Parlamento
Notícias ao Minuto

17:56 - 13/10/15 por Lusa

Política Partidos

Num encontro que terá começado depois de almoço, participaram pelo lado do PS o especialista de assuntos económicos Mário Centeno, que saiu em direção ao largo do Rato pelas 17:27, o deputado Pedro Nuno Santos e o antigo diretor do Hospital Santa Maria Adalberto Campos Fernandes, enquanto os comunistas foram representados pelo líder parlamentar, João Oliveira, e os membros da comissão política Jorge Cordeiro e Vasco Cardoso.

Segundo fonte ligada às negociações, encontro semelhante terá lugar na manhã de quarta-feira entre PS e BE, cuja delegação será composta por Mariana Mortágua e Joana Mortágua, Pedro Soares, José Gusmão, Jorge Costa e Moisés Ferreira, e também com "Os Verdes", mas o local ainda está por definir.

Pelas 18:00, Centeno será um dos participantes, juntamente com o secretário-geral socialista, António Costa, na segunda reunião, na sede do PS, com o primeiro-ministro e vice-primeiro-ministro, Passos Coelho e Paulo Portas, para discutirem a viabilidade do "documento facilitador de um compromisso entre a coligação PaF e o Partido Socialista para a governabilidade de Portugal".

Entretanto, em entrevista à agência Reuters divulgada hoje, Costa afirmou que o seu partido está "melhor posicionado para formar Governo", sem representar um "risco para as regras europeias".

A coligação PSD/CDS-PP foi a força mais votada nas legislativas de 04 de outubro, mas sem maioria absoluta de deputados. Logo na noite eleitoral, o presidente do PSD anunciou que sociais-democratas e centristas iriam assinar um acordo para governar e que iria tomar a iniciativa, "no plano parlamentar, de contactar o PS" para procurar entendimentos.

Na noite eleitoral, o líder do PS prometeu não fazer parte de uma "maioria negativa" contra PSD e CDS-PP sem haver "um Governo credível e alternativo ao da direita", encetando conversações com todos os partidos que garantiram representação parlamentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório