Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Poiares Maduro defende compromissos políticos para formar futuro Governo

O ministro cessante do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou hoje que o país não pode deitar fora os sacrifícios dos últimos quatro anos e manifestou esperança em compromissos políticos para o futuro Governo.

Poiares Maduro defende compromissos políticos para formar futuro Governo
Notícias ao Minuto

15:44 - 13/10/15 por Lusa

Política Eleições

À margem da apresentação do Anuário dos Municípios Portugueses, Poiares Maduro destacou que "não se pode deitar fora o enorme esforço e sacrifício que o país fez nos últimos quatro anos".

"Não vou dizer nada que possa contribuir para agravar o clima, quando penso precisamente que o que todos temos de fazer é ter responsabilidade para contribuir para os compromissos que são necessários para o país", disse, quando questionado acerca da atual situação política, decorrente dos resultados das eleições legislativas.

"Estou seguro que a classe política portuguesa vai responder de forma positiva a esse desafio", acrescentou.

O secretário-geral do PS, António Costa, reúne-se hoje, pelas 18:00, com os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS, Paulo Portas, para procurar uma solução de Governo na sequência das eleições legislativas.

Na sua intervenção na apresentação do anuário sobre as contas das câmaras referentes ao ano passado, o ministro reconheceu a necessidade de uma maior proximidade entre os decisores políticos e os problemas das populações, mas alertou que os municípios também se devem associar e cooperar para o desenvolvimento das regiões em que estão inseridos.

"Parte das resistências à descentralização em Portugal é porque essa descentralização, com a proximidade, levaria a uma cultura política menos dominada centralmente e, portanto, mais disponível para o compromisso e o consenso", admitiu Poiares Maduro.

O ministro recusou que o país tenha demasiados municípios e apontou para um maior protagonismo das comunidades intermunicipais na partilha de serviços às populações.

Nesse sentido, a estratégias intermunicipais vão ser apoiadas no âmbito das verbas do próximo quadro comunitário de apoio Portugal 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório