Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Conheça as 23 propostas que a coligação fez ao PS

Caso o documento não seja satisfatório, o PSD e CDS dizem estar disponíveis para “discutir a inclusão no Acordo de Princípios de quaisquer outras matérias que o PS considere indispensáveis".

Conheça as 23 propostas que a coligação fez ao PS
Notícias ao Minuto

13:35 - 13/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Encontro

O ‘documento facilitador’ enviado pela coligação PSD/CDS ao PS, na tarde de segunda-feira, e que hoje às 18h00 estará em cima da mesa na nova reunião entre Passos Coelho, Paulo Portas e António Costa, tem por base 23 propostas retiradas diretamente do programa eleitoral dos socialistas, sendo que uma delas passa pelo aumento do salário mínimo nacional (a negociar em sede de Concertação Social).

No documento a que a TSF teve acesso, a coligação Portugal à Frente (PàF) deixa cair o plafonamento das pensões e compromete-se a estudar a diversificação das fontes de financiamento da Segurança Social, dizendo mesmo assim conseguir reforçar o sistema em 600 milhões de euros sem cortes nas pensões.

Ao todo são 23 propostas retiradas do programa do PS: 20 são citações exatas e as outras três são propostas de “matérias abordadas”.

O PSD e CDS avançam ainda com a proposta de “negociar uma aceleração na remoção da sobretaxa do IRS”. Mas não há nenhuma referência a uma alteração dos escalões do IRS como previsto pelo PS.

Quanto à matéria laboral, a coligação agarra em duas ideias dos socialistas, “a adoção de mecanismos de arbitragem e resolução alternativa” e a adoção de um “procedimento conciliatório e voluntário” para a cessação de novos contratos de trabalho.

No documento, Passos e Portas comprometem-se ainda com um “aumento do abono de família, do abono pré-natal e da majoração para as famílias monoparentais beneficiárias de abono de família e de abono pré-natal”.

Este documento tem por objetivo a viabilização da formação do próximo governo e do Orçamento do Estado para 2016.

Mas caso não seja satisfatório, o PSD e CDS dizem ainda estar disponíveis para “discutir a inclusão no Acordo de Princípios de quaisquer outras matérias que o PS considere indispensáveis à criação de um clima de confiança que cimente a estabilidade que se deseja proporcionar neste novo ciclo político da vida nacional”, pode ler-se.

O Expresso avançou, entretanto, que o PCP e o PS vão reunir-se 'secretamente' esta terça-feira. No mesmo dia em que o PS, PSD e CDS marcaram encontro às 18h00. Já na quarta-feira, o PS encontra-se com o Bloco de Esquerda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório