Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Promessa da coligação: PS com palavra a dizer em questões chave

Houve algum atraso mas, como acordado, a coligação já entregou ao PS o “documento facilitador de um compromisso”.

Promessa da coligação: PS com palavra a dizer em questões chave
Notícias ao Minuto

08:00 - 13/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Negociações

Pelos próximos dias deverão continuar a decorrer negociações para se conhecer o próximo governo. A coligação PSD/CDS foi a força política mais votada no passado dia 4, mas perdeu a maioria absoluta no Parlamento, que agora está mais à Esquerda. Os olhos estão agora virados para António Costa, que tem reunido com os diferentes partidos.

Depois de ontem ao fim da manhã Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, ter anunciado disponibilidade para pôr fim ao Governo de Passos e Portas, após a reunião com o PS, à tarde chegou à sede do PS o “documento facilitador de um compromisso” que a coligação ficou de enviar aos socialistas.

Neste documento, dá conta o Diário Económico, assume-se uma das hipóteses em cima da mesa: para o PS viabilizar um governo PSD/CDS, a coligação compromete-se a “consultar o PS em questões estruturantes”.

O documento mostra uma aproximação da coligação ao PS, sendo que os socialistas têm como um dos pontos centrais a devolução de rendimentos. Poderá haver também maior flexibilidade no défice, mesmo mantendo como objetivo a fasquia de ficar abaixo dos 3%.

Segundo a mesma publicação, os partidos da coligação mostram também disponibilidade para reuniões imediatas com o PS para o desenvolvimento de pontos inseridos no documento. Estes pontos, saliente-se, serão cerca de 20 medidas relativas a questões consideradas relevantes pelos socialistas.

Para esta terça-feira continua agendado encontro entre ambas as forças políticas, embora ontem António Costa tenha mantido em aberto a possibilidade de se reagendar esta reunião devido ao atraso da coligação em enviar este “documento facilitador”.

A reunião, tudo indica, terá lugar às 18h00, curiosamente a mesma hora apontada para a apresentação oficial da candidatura às presidenciais por parte da socialista Maria de Belém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório