Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

MRPP, PDR, Livre e Agir entre os prejudicados por 'votos ignorados'

Os partidos mais pequenos são os menos beneficiados com os círculos distritais.

MRPP, PDR, Livre e Agir entre os prejudicados por 'votos ignorados'
Notícias ao Minuto

08:20 - 08/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Nas eleições legislativas do último domingo foram desperdiçados 520 657 votos, cerca de 10% dos votantes, já que este número de pessoas não contribuiu para a conversão de votos em mandatos, um valor superior aos cerca de 512 mil em 2011.

Para além do elevado numa de votos desperdiçados, 306 885 surgiram em listas que não chegaram a obter qualquer representação parlamentar. “Foi a primeira vez, desde 1980, que os partidos sem representação parlamentar tiveram mais de 50% do total de votos ignorados”, explica Luís Humberto Teixeira, autor de estudos sobre o sistema eleitoral, ao Jornal de Notícias.

Para além dos votos ignorados que não elegeram ninguém para a Assembleia da República, foram desperdiçados 213 772 votos em forças que elegeram deputados, sendo elas o Bloco de Esquerda, a CDU e o PAN. O partido Pessoas-Animais-Natureza foi o mais prejudicado, com 69,75% dos votos que recebeu a serem ignorados.

Caso houvesse um círculo nacional, e não distrital, como acontece, o investigador garante que o MRPP teria dois deputados, mas PDR, Livre, PNR, MPT e Agir também teriam um assento na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório