Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Na União Europeia, a maioria dos governos é de coligação"

O comentador Sarsfield Cabral recorda que em Portugal só o governo minoritário de Guterres chegou ao fim do mandato.

"Na União Europeia, a maioria dos governos é de coligação"
Notícias ao Minuto

23:44 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Sarsfield Cabral

O político e jornalista Francisco Sarsfield Cabral (à esquerda na imagem) assina esta terça-feira um artigo de opinião na Rádio Renascença onde considere que existe uma cultura de diálogo político em países da União Europeia, algo “que escasseia entre nós”.

“Na União Europeia, a maioria dos governos é de coligação”, realça Sarsfield Cabral, recordando inclusive o exemplo da Bélgica, onde as negociações demoraram meses mas tiveram o seu fim.

Porém, Sarsfield Cabral reconhece que “o panorama político português tornou-se mais incerto”. E é-o tanto para a coligação PSD/CDS, que perdeu a maioria, como para o PS, cuja situação interna “não é de estabilidade, com muitos socialistas a contestarem a permanência de António Costa como líder”.

Como exemplos portugueses, Sarsfield Cabral recorda que “já tivemos vários governos minoritários. Mas só um (de Guterres) chegou ao fim do seu mandato”.

Relativamente à fase a que os principais partidos estarão neste momento, considera ainda que na primeira fase de mandato, da parte do Executivo “faltou diálogo com o PS”. Essa procura de entendimentos só chegou mais tarde, algo que “Costa rejeitou por (errada) táctica eleitoral”, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório