Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Serenidade" ajudou Governo. Já as "trapalhadas" 'tramaram' o PS

António Barreto marcou presença no programa 'Olhos nos olhos', na TVI 24, nesta terça-feira à noite.

"Serenidade" ajudou Governo. Já as "trapalhadas" 'tramaram' o PS
Notícias ao Minuto

23:50 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política António Barreto

António Barreto foi o convidado do programa de Medina Carreira, na antena da TVI 24, dois dias após as legislativas do último domingo.

Na perspetiva do sociólogo, “há seis meses ou um ano poucas pessoas esperavam este resultado”, que valeu a vitória à coligação PSD/CDS.

Porém, “a economia arranjou-se um bocadinho, o Governo esforçou-se por mostrar-se um bocadinho mais sereno, mais cordato”, questões que funcionaram a favor da coligação.

Já o percurso dos socialistas foi diferente. O PS “viveu um período de muitas trapalhadas”, desde a detenção de José Sócrates até às polémicas de campanha, afirmou António Barreto, salientando que, deste modo, “o potencial de apoio que o PS podia ter fugiu-lhe porque as pessoas não tiveram confiança”. Já os partidos do Governo conseguiram dar essa confiança, apesar das dificuldades, defendeu.

Da mesma opinião é Medina Carreira, que afirmou que o que mais saltou à vista nas legislativas é que, “surpreendentemente, as sondagens bateram certo”.

“Há um ano ninguém pensaria que o resultado seria este”. Porém, nas sondagens dos dias que antecederam a votação já o resultado era “relativamente previsível”.

“A coligação soube agir mais adequadamente. Teve mais prudência, menos folclore”, algo que o PS não terá conseguido, numa altura em que “a sociedade se assusta mais com a confusão”. E, nessa questão, “a serenidade” de Passos Coelho funcionou, defendeu o antigo governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório