Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Passos deverá apoiar Marcelo. Maria de Belém "espera a data certa"

A coligação PSD/CDS-PP venceu as legislativas no passado domingo. Agora, aguarda-se que os candidatos às presidenciais anunciem as suas candidaturas oficiais.

Passos deverá apoiar Marcelo. Maria de Belém "espera a data certa"
Notícias ao Minuto

22:17 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou segunda-feira que “as presidenciais são para ganhar”. Nas entrelinhas, a declaração foi lida internamente como um claro sinal de apoio à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

Apesar de Passos não ver o professor e comentador político como o seu candidato ideal, tendo já demonstrado favoritismo em relação a Rui Rio, a verdade é que após as últimas sondagens, Rebelo de Sousa mantém-se como o predileto dos portugueses, dá conta o Expresso.

Também Paulo Portas, que lidera a coligação Portugal à Frente junto com Passos Coelho, vê com agrado o possível avanço do social-democrata. O líder do CDS não tem argumentos contra Rui Rio, mas Marcelo dá maiores garantias de vencer a concorrência.

“O papel do Presidente será central, por isso convém que seja alguém do nosso lado”, considera um dirigente do CDS. “Desta vez, se tentasse evitar o apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, Passos não teria o apoio do partido”, acrescenta um alto dirigente social-democrata.

Já do lado do PS espera-se o momento em que Maria de Belém oficializa a sua candidatura depois de já ter manifestado intenção de fazê-lo, enquanto o ex-reitor da Universidade Nova de Lisboa, Sampaio da Nóvoa pondera tudo, desde o resultado das legislativas às sondagens.

“Os partidos não têm de ter orientações sobre decisões de pessoas”, disse ao Expresso Diário a candidata que diz estar "a avaliar a data certa", acrescentando que “ainda há espaço para ponderar não só sobre as presidenciais como sobre as legislativas”.

O PS já informou que não vai apoiar nenhum candidato, isto porque tendo as duas candidaturas (Belém e Nóvoa) mais divisões se poderiam criar dentro do partido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório