Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"António Costa anunciará certamente esta noite a sua demissão"

O antigo porta-voz de António José Seguro, João Assunção Ribeiro (ao centro na foto) partilhou no seu perfil pessoal do Facebook um logo texto crítico a António Costa, sugerindo aliás que será "esta noite", na Comissão Política, que "anunciará a sua demissão".

"António Costa anunciará certamente esta noite a sua demissão"
Notícias ao Minuto

18:46 - 06/10/15 por Zahra Jivá

Política João Ribeiro

“António Costa anunciará certamente esta noite na Comissão Política a sua demissão. É uma boa decisão”, escreveu no Facebook.

João Assunção Ribeiro vai ainda mais longe ao dizer que já na noite das eleições era intenção de Costa demitir-se. “Terá querido fazê-lo no domingo à noite mas naquele ambiente um pouco surreal tal revelou-se impossível. O ambiente justificará a forma nervosa e pouco firme com que se apresentou, cedendo ao cinismo político num momento tão crucial para a governabilidade do país. Infelizmente, revelou não estar à altura das circunstâncias”, afirma sobre o discurso do secretário-geral na noite eleitoral.

“A demissão é uma decisão que alinha com a melhor tradição do Partido Socialista e o partido deve ficar-lhe grato”, assegura em tom crítico.

Num clima bastante intenso dentro do Partido Socialista, o ex-segurista indica que o partido “deve igualmente apoiá-lo nesta fase de transição em todas as iniciativas que unam o partido, designadamente a de apoiar um/a candidato/a às eleições presidenciais que una mais do que divida o partido”.

“Exige-se que após uma vitória da direita [nas legislativas], o PS apoie um candidato vencedor do centro-esquerda. Outro cenário é, simplesmente, inimaginável”, refere. Refira-se que alguns históricos socialiasta já manifestaram apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa, mas Maria de Belém, antiga presidente do PS, também está na corrida.

João Assunção Ribeiro, que deixou a vida política, sublinha que "este é um momento para serenar o partido (o [secretário-geral] demissionário deve encorajar a diferença interna), uni-lo para a vitória presidencial (o PS não pode demitir-se de ter um candidato vencedor) e para assegurar condições de governabilidade ao governo escolhido pelos portugueses sem ceder nas nossas linhas vermelhas".

“Cabe ao novo Governo mostrar que respeitará essas linhas apresentando um orçamento que abandone a austeridade e privilegie o crescimento e o emprego. Restará ao PS servir os interesses do país, viabilizando o orçamento. Mas a bola está claramente do lado da maioria PSD-CDS”, termina.

De seguida, publicou um vídeo no Facebook com o título: “Demite-te António Costa. Perdeste!”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório