Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Quem fica e quem sai. Os nomes que circulam nos bastidores

As duas grandes incógnitas estão nas pastas das Finanças e da Saúde. Paulo Portas pode vir a juntar o ministério dos Negócios Estrangeiros ao cargo de vice-primeiro-ministro.

Quem fica e quem sai. Os nomes que circulam nos bastidores
Notícias ao Minuto

11:02 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

PSD e CDS garantiram a vitória nas eleições de domingo e hoje ambos os partidos reunirão os conselhos nacionais para discutir o acordo político do governo, ou seja, quem fica e quem sai da coligação Portugal à Frente (PàF).

Entre os que têm a saída garantida estão Pires de Lima e Paula Teixeira da Cruz, responsáveis pelas pastas da Economia e Justiça, respetivamente. Para tutelar primeiro ministério, um dos candidatos é Pedro Reis, economista da equipa responsável pelo programa do PSD e ex-presidente da AICEP. Quanto à Justiça, vão sendo avançados nomes como Fernando Negrão ou José Matos Correia, vice-presidente do PSD.

Segundo o Diário de Notícias, Matos Correia, que já foi chefe de gabinete na altura de Durão Barroso, é um dos mais desejados por Passos para integrar a equipa governativa e pode ser também um candidato à pasta da Administração Interna, para a qual já foi convidado na altura em que Miguel Macedo abandonou o cargo.

Caso isso não aconteça, indica o DN sabe que o CDS pode ter uma ‘carta na manga’, nomeadamente a do líder parlamentar Nuno Magalhães. No entanto, o PSD não estará disposto a abdicar deste ministério em específico, dadas as divergências de ideologias defendidas por um e outro partido.

Outra das saídas poderá ser a de José Aguiar-Branco, que poderá passar o testemunho da Defesa a outro ministro para rumar à substituição de Rui Machete nos Negócios Estrangeiros, pasta que, segundo o DN, pode, por outro lado, caber a Paulo Portas, que acumularia com as funções de vice-primeiro-ministro.

Duas grandes incógnitas são as de Maria Luís Albuquerque, que ainda não se sabe se continuará na cadeira das Finanças, e de Paulo Macedo, que lidera o ministério da Saúde. Entre os que têm permanência garantida estão Jorge Moreira da Silva (Ambiente), Luís Marques Guedes (Assuntos Parlamentares) e Assunção Cristas (Agricultura).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório