Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento grego já está em funções e elege hoje novo presidente

Esta quarta-feira os deputados votarão um ação de confiança no recém-eleito governo.

Parlamento grego já está em funções e elege hoje novo presidente
Notícias ao Minuto

10:02 - 04/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Grécia

O parlamento helénico entrou ontem em funções depois de os gregos terem reeleito o Syriza nas eleições legislativas antecipadas em setembro.

Este domingo será eleito o novo presidente do parlamento, cargo para o qual o governo de Alexis Tsipras propôs Nikos Vutsis, que foi ministro do Interior nos oito meses que durou o executivo anterior.

O partido pelo qual a até agora presidente do parlamento, Zoe Konstandopoulou, concorreu às eleições, a Unidade Popular, dissidente do Syriza, não conseguiu obter representação na assembleia.

Segundo o Economic Times, Alexis Tsipras tenciona apresentar nos próximos dois dias as linhas políticas do governo e o projeto do orçamento para 2016, assim como implementar o terceiro programa de resgate.

"Implementar o resgate não será fácil. Mas somos obrigados a tomar estas decisões apesar de não gostarmos delas. É necessário fazê-lo de forma a sair do sistema de supervisão e começar imediatamente a discussão sobre a dívida", disse ontem Tsipras, na reunião que antecedeu a sessão inaugural do parlamento.

"O nosso principal objetivo é abandonar o sistema de supervisão e recuperar o acesso aos mercados. Mas o regresso ao crescimento é uma das condições necessárias para que isso aconteça", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório