Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Esta Europa não vai funcionar"

O professor convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, antigo membro do Parlamento britânico e conselheiro de Jacques Delors e e António Guterres, nos anos 90, Stuart Holland, deixou um aviso à Europa.

"Esta Europa não vai funcionar"
Notícias ao Minuto

19:47 - 03/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Stuart Holland

Num seminário durante esta manhã de sábado, Stuart Holland explicou que a Europa, a coesão da União Europeia e o Estado Social têm vindo a ser colocados em causa. Para tal, é preciso uma Europa que vá para além da economia e dos mercados.

"A coesão significa uma Europa social e não apenas uma Europa de mercados", afirma e acrescenta que desenhou "políticas como um fundo de investimento, as eurobonds, que são totalmente inaceitáveis para Angela Merkel ou para Schauble, o seu ministro das finanças", segundo a TSF.

Para Stuart Holland, a recuperação da Europa está mais perto do que imaginamos. “A Europa comercializa mais consigo própria do que com o resto do mundo. Outro argumento que criei para Jacques Delors foi que, no contexto do modelo social da Europa, colocamos sempre juntas as palavras economia e eficiência e não as palavras social e eficiência. A sociedade não pode ser socialmente eficiente se tolera a especulação de que as pessoas são salvas pelos bancos e depois penalizam as pessoas e não os bancos pela crise financeira", garante.

A Europa não tem bases económicas para fazer uma reforma estrutural como pretende a União Europeia. Por isso deixa um aviso: "esta Europa não vai funcionar. Se tivermos outra crise bancária poderemos ter dois ou três governos atualmente, entre eles Portugal, Espanha, França e Itália, que teriam nesta altura sensibilidade de intervir socialmente, nacionalizar os bancos e garantir os depósitos das pessoas", frisa.

"Isso é o paradigma convencional. Precisamos de um novo modelo social de desenvolvimento para a Europa, baseado em investimento social, que gera retorno no setor privado", termina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório