Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cerimónias do 5 de Outubro não vão contar com Cavaco Silva

O Presidente da República não vai estar presente nas cerimónias comemorativas do 5 de Outubro que se vão realizar na Câmara Municipal de Lisboa.

Cerimónias do 5 de Outubro não vão contar com Cavaco Silva
Notícias ao Minuto

16:09 - 01/10/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política Presidência

"Dado o atual momento político, o Presidente da República tem que se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias. Desta forma, não poderá estar presente na cerimónia comemorativa da Implantação da República", disse fonte oficial de Belém à agência Lusa.

Ainda segundo a mesma fonte, em breve a Câmara Municipal de Lisboa, que organiza as comemorações que tradicionalmente decorrem nos Paços do Concelho, apresentará o programa da cerimónia de comemoração.

A notícia foi avançada pela TVI24, que havia apurado a informação junto de fonte do município.

Saliente-se que desde que o dia da Implantação da República deixou de ser feriado, este será o primeiro ano que se irá comemorar num dia útil e será o dia seguinte às eleições legislativas.

Já em 2005, nas vésperas das eleições autárquicas, o modelo das comemorações foi diferente do habitual. As cerimónias decorreram no Palácio da Ajuda, mas contaram com a presença do então Presidente da República Jorge Sampaio, que fez uma intervenção.

Em 2009, quando as comemorações do 5 de Outubro também se realizaram em vésperas de eleições autárquicas, e já com Cavaco Silva enquanto chefe de Estado, o formato também foi alterado. O Presidente da República optou por não se deslocar à câmara de Lisboa, mas abriu ao público os jardins do Palácio de Belém, onde proferiu uma pequena intervenção alusiva aos 99 anos da Implantação da República.

[Notícia atualizada ás 16h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório