Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Coligação à frente após 'trambolhão' de cinco pontos do PS

As sondagens às intenções de voto nas eleições legislativas do próximo dia 4 de outubro continuam a aumentar para a coligação Portugal à Frente e a descer para o Partido Socialista.

Coligação à frente após 'trambolhão' de cinco pontos do PS
Notícias ao Minuto

08:24 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto

Política Aximage

A sondagem da Aximage, divulgada hoje pelo Jornal de Negócios, coloca a coligação Portugal à Frente destacada do Partido Socialista, com uma diferença de 5,6 pontos percentuais, algo que acontece pela primeira vez desde que António Costa assumiu a liderança dos socialistas.

Nos resultados da sondagem, a coligação de PSD/CDS reúne 38,9% das intenções de voto dos inquiridos, mais 1,1 pontos percentuais do que em julho, enquanto o PS sofre uma queda acentuada, fixando-se nos 33,3%. Tendo em conta a última sondagem realizada em julho pela mesma entidade, em que os socialistas contavam com 38% das intenções de voto, o PS observa uma descida de 4,7 pontos percentuais.

Além da coligação PaF, os partidos à esquerda do PS também registaram um aumento de intenções de voto, sendo que o PCP foi o que conseguiu uma subida mais acentuada. Os comunistas passaram de 7,5% em junho, para 8,5% em setembro (mais 1 ponto percentual). Já o Bloco de Esquerda subiu 0,6 pontos percentuais, de 4% para 4,6%, enquanto o Livre passou de 1,3% para 1,6% (0,3 pontos percentuais).

Este é o resultado mais baixo do PS desde setembro do ano passado, altura em que António José Seguro ainda era secretário-geral do partido.

Ao mesmo tempo, esta é a primeira-vez, desde que António Costa assumiu a liderança do PS, que Pedro Passos Coelho o ultrapassa no índice de “confiança para ser primeiro-ministro”.

Por outro lado, no que concerne à avaliação dos líderes, Jerónimo de Sousa está em primeiro lugar, seguido de Catarina Martins. António Costa é terceiro, mas tem vindo a descer, registando-se, em sentido inverso, uma subida de Pedro Passos Coelho, que, estando na quarta posição ‘ameaça’ já a presença de Costa no ‘pódio’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório