Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marinho e Pinto diz que realização de jogos "favorece abstenção"

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), António Marinho e Pinto, disse hoje que a realização de jogos de futebol em dia de eleições legislativas vai "favorecer a abstenção" e "os partidos dominantes do sistema".

Marinho e Pinto diz que realização de jogos "favorece abstenção"
Notícias ao Minuto

18:52 - 04/09/15 por Lusa

Política PDR

"Vai favorecer a abstenção, não é por acaso que isso [jogos de futebol] sucede, porque a abstenção favorece os partidos dominantes do sistema", disse à agência Lusa Marinho e Pinto, a propósito do anúncio de que Benfica, Porto e Sporting vão jogar na sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol a 04 de outubro, dia das eleições legislativas.

Para o presidente do PDR, a decisão de realização dos jogos de futebol "não é inocente, é deliberada", uma vez que os partidos do sistema "vivem da abstenção".

"O Governo, a Assembleia da República, devia proibir isso, como aliás sempre aconteceu, mas é que a eles interessa-lhes a abstenção, a diminuição da abstenção só os pode prejudicar", adiantou.

O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Almeida, disse à Lusa que a realização de jogos de futebol em dia de eleições "não é proibido", mas "misturar as duas coisas poderá ser pouco sensato" e "não é recomendável".

Segundo o porta-voz da CNE, "a lei não proíbe as atividades normais e correntes" no dia das eleições, no entanto, "tem havido a opinião consensual de que não é adequado" a realização de jogos de futebol no mesmo dia e, em 40 anos de democracia, esta será a primeira vez que tal acontece em dia de eleições para a Assembleia da República.

Por nunca se ter registado uma situação idêntica, a CNE nunca de pronunciou sobre a possibilidade de decorrerem jogos de futebol no mesmo dia de eleições legislativas.

Já depois do anúncio da marcação dos jogos dos três 'grandes', a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) esclareceu que esta foi acordada com os clubes, tendo em conta as competições europeias e os jogos da seleção. Todas as suas outras competições foram antecipadas para 03 de outubro, de forma a não coincidir com o dia das eleições.

Os jogos em causa são a visita do bicampeão Benfica ao União da Madeira, às 16:00, e as receções do FC Porto ao Belenenses, às 18:15, e do Sporting ao Vitória de Guimarães, a partir das 20:30. O Sporting de Braga é o único 'europeu' a jogar na segunda-feira, quando recebe o Arouca, às 20:00.

Esta ronda do campeonato ocorre depois de encontros das competições europeias e antecede os derradeiros embates da seleção portuguesa com a Dinamarca, em Braga, na quinta-feira, 08 de novembro, e com a deslocação à Sérvia, três dias depois, na qualificação para o Euro2016.

A LPFP refere ainda ter advertido os clubes envolvidos para "tomarem as devidas diligências, com relação aos cidadãos recenseados que integram as suas equipas, bem como todos os agentes que participam nos referidos jogos, poderem exercer o seu direito de voto, junto das respetivas Câmaras Municipais", de forma antecipada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório