Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Passos e Cameron debatem agenda de reformas para a União Europeia

Os primeiros-ministros de Portugal, Pedro Passos Coelho, e do Reino Unido, David Cameron, vão debater hoje, em Lisboa, a agenda de reformas que os conservadores britânicos pretendem acordar com os parceiros europeus.

Passos e Cameron debatem agenda de reformas para a União Europeia
Notícias ao Minuto

07:00 - 04/09/15 por Lusa

Política Encontro

David Cameron, que depois seguirá para Madrid, está a iniciar uma segunda ronda de encontros para procurar apoios para essa sua agenda, que implica alterações aos tratados da União Europeia e inclui o reforço dos poderes dos parlamentos nacionais e a redução da liberdade de circulação de pessoas.

A intenção anunciada pelo primeiro-ministro britânico é fechar estas negociações com os parceiros europeus antes da realização de um referendo interno sobre a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia - um compromisso que assumiu na campanha para as eleições britânicas de 7 de maio, que o seu partido venceu com maioria absoluta de mandatos.

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, vai receber David Cameron, às 09:00 de hoje, na sua residência oficial, em São Bento, Lisboa.

Este encontro acontece num momento em que a União Europeia se vê confrontada com milhares de refugiados que tentam chegar à Europa, e numa conjuntura de pré-campanha para as legislativas de 4 de outubro em Portugal, às quais o PSD liderado por Passos Coelho concorre coligado com o seu parceiro de Governo, o CDS-PP.

A 25 de junho, os dois primeiros-ministros tiveram um encontro bilateral em Bruxelas, antes de uma reunião do Conselho Europeu, e nessa ocasião debateram pela primeira vez o conjunto de reformas da União Europeia propostas por Cameron.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório