Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

PCP questiona Governo sobre medidas para enfrentar prejuízos da seca

O PCP questionou o Ministério da Agricultura sobre como está a acompanhar os efeitos da seca severa nos setores agrícola, pecuário e florestal e se já estão equacionadas medidas de apoio para fazer face a potenciais prejuízos.

PCP questiona Governo sobre medidas para enfrentar prejuízos da seca
Notícias ao Minuto

11:19 - 03/09/15 por Lusa

Política Setor

Numa pergunta dirigida ao Ministério da Agricultura e enviada hoje à agência Lusa, o deputado do PCP João Ramos refere que Portugal "atravessa um período de seca severa" e "as perspetivas, face às previsões meteorológicas, são de agravamento da situação".

"Esta seca tem várias implicações, nomeadamente na agricultura e na pecuária, e consequências imediatas", como escassez e aumento dos preços da alimentação animal, diminuição na produção de forragens, quebras de produção nas culturas não regadas e aumento dos custos com a rega e das condições para ocorrência e progressão de incêndios florestais, alerta João Ramos.

Por isso, através da pergunta, o deputado comunista também quer saber que "avaliações estão já efetuadas sobre as consequências da seca severa" em Portugal.

Segundo o boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) hoje divulgado, 74% do território de Portugal continental encontrava-se em situação de seca severa a extrema em 31 de agosto, a segunda mais grave dos últimos 70 anos (100% em 2005 e 73% em 2012).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório