Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Bloco põe sempre o dedo na ferida e nunca recua perante um combate"

Garantia foi dada pela coordenadora do Bloco de Esquerda.

"Bloco põe sempre o dedo na ferida e nunca recua perante um combate"
Notícias ao Minuto

22:50 - 02/09/15 por Patrícia Martins Carvalho

Política Catarina Martins

Em entrevista à RTP Informação, Catarina Martins defendeu que o partido que representa distingue-se dos restantes porque o Bloco de Esquerda é o “partido que põe sempre o dedo na ferida e nunca recua perante nenhum combate”.

“Nenhum partido como o Bloco é capaz de confrontar o primeiro-ministro quando considera que Dias Loureiro é um empresário que deve ser considerado um modelo; nenhum partido como o Bloco estava à vontade para denunciar a forma como o capital angolano, de uma ditadura, vai controlando parte da comunicação social em Portugal”, afirmou.

Relativamente à Grécia, Catarina Martins teceu duras críticas a Bruxelas pela forma como todo o processo helénico foi conduzido.

A porta-voz do Bloco de Esquerda referiu ainda que se aprendeu uma “lição muito dura sobre a Europa, pois o Syriza foi para as negociações com o Conselho Europeu achando que estava a negociar com pessoas de bem que iam cumprir as regras”.

“Mas não cumpriram. O Banco Central Europeu, sem motivo algum, decidiu estrangular a banca grega para tentar condicionar a decisão política grega”, afirmou.

Mas as críticas foram também dirigidas aos partidos socialistas europeus que Catarina Martins considera que “na hora da verdade estiveram juntamente com Angela Merkel e Wolfgang Schäuble a defender que a austeridade era o único caminho”.

“Não se respeitou a democracia de um país”, acusou, afirmando que “se a Alemanha tem poder para ameaçar com a expulsão um país do euro, significa que qualquer país europeu, para não ser uma colónia financeira alemã, tem de ter sempre um plano B preparado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório