Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

"Ninguém vai empurrar o PS para continuar políticas do atual Governo"

O secretário-geral do PS apelou hoje ao fim da lógica de que um Governo socialista é derrubável porque PCP e Bloco de Esquerda se juntam à "direita" para o derrubar, o que nunca sucedeu com executivos PSD/CDS.

"Ninguém vai empurrar o PS para continuar políticas do atual Governo"
Notícias ao Minuto

16:53 - 01/09/15 por Lusa

Política Costa

António Costa fez estas críticas à atuação das forças políticas à esquerda do PS numa sessão de 'live streaming', na sequência de uma pergunta de um internauta que quis saber que pasta governativa atribuiria ao secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, caso os socialistas formassem um executivo de coligação com os comunistas.

Neste ponto, o líder socialista alegou que este é o tempo de os portugueses escolherem o Governo que querem e reiterou o objetivo do PS de ter maioria absoluta nas próximas eleições, embora ressalvando que nunca prescindirá do diálogo político caso o PS atinja essa meta.

Depois de repetir a sua recusa em aceitar a conceção de "partidos do arco governativo" e de insistir que não é possível mudar de políticas com as forças da coligação PSD e CDS, o secretário-geral do PS deixou então críticas indiretas a opções de fundo estratégicas seguidas pelo PCP e Bloco de Esquerda face a governos liderados pelos socialistas.

"Que não haja ilusões e que ninguém pense que pode empurrar o PS para que vá governar para continuar as políticas com do atual Governo. O PS é um construtor de soluções, mas os outros partidos habitualmente são construtores de obstáculos", advogou, antes de se referir aos exemplos da história da democracia portuguesa.

De acordo com Costa, até hoje "não houve um único Governo de direita que tivesse caído graças ao voto do PCP ou do Bloco de Esquerda, mas, infelizmente, esses votos têm-se somado aos da direita para derrubar os governos do PS".

"Ora, nós temos de travar esta lógica de que o PS é derrubável porque parte da esquerda se une à direita para o derrubar e que não é possível construir uma solução governativa sólida do PS. É possível, vai ser possível, porque temos de ter maioria para haver estabilidade na ação governativa, mudando de políticas sem aventureirismo", defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório