Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Decisão de Santana Lopes foi "difícil" mas convincente

"Normalmente olham para os políticos e não acreditam no que eles dizem. Ninguém os vê como seres humanos, é suposto serem robots", diz Marcelo Rebelo de Sousa.

Decisão de Santana Lopes foi "difícil" mas convincente
Notícias ao Minuto

23:00 - 30/08/15 por Andrea Pinto

Política Rebelo de Sousa

Santana Lopes fez saber esta semana que não é candidato à Presidência da República. Para Marcelo Rebelo de Sousa esta é uma decisão “difícil” que tem uma “boa explicação”.

O comentador do Jornal das 8 da TVI lembrou que “normalmente se olha para os políticos e não se acredita no que eles dizem”, mas defende que neste caso Santana Lopes foi claro na explicação que deu.

O social-democrata considera que “foi uma decisão difícil” e refere que houve três bons motivos para que o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tenha renunciado a uma luta pelo cargo de chefe de Estado.

Primeiro, lembra, Santana Lopes ocupa atualmente “um dos postos mais importantes da administração pública”. Um cargo “sedutor”, no qual tem para breve um dos seus projetos mais importantes, o Hospital Militar da Estrela.

Depois, considera que este deverá ter consultado a sua família e que os “mais próximos disseram-lhe que não deveria ir”.

E por fim, o professor acredita que Santana Lopes terá considerado o facto de ainda ter muitos anos pela frente para se poder candidatar a Belém, pelo que não faria sentido abandonar o projeto em que está envolvido, “uma obra fascinante”, para se dedicar a um outro cargo ao qual não se poderia dedicar da forma “como desejaria”.

Por tudo isto, afirma que “ficou convencido” com a explicação do ex- presidente da Câmara de Lisboa.

Já em relação a uma possível candidatura da sua parte, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a salientar que se tomar uma decisão ele próprio o informará.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório