Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Candidatos do centro-direita terão "as mesmas dificuldades" que Santana

O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa defendeu hoje que os potenciais candidatos do centro-direita às presidenciais "terão exatamente as mesmas dificuldades" que Santana Lopes para decidir se avançam ou não na corrida para Belém.

Candidatos do centro-direita terão "as mesmas dificuldades" que Santana
Notícias ao Minuto

22:01 - 30/08/15 por Lusa

Política Marcelo

No habitual comentário semanal na TVI, Marcelo Rebelo de Sousa, que segundo a edição do Expresso de sábado está a preparar o anúncio da candidatura presidencial para novembro, apontou "três razões" fundamentais para a decisão do ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes de não entrar na corrida a Belém, anunciada no início da semana numa declaração enviada à agência Lusa.

Considerando que Santana Lopes foi "muito persuasivo" nas suas explicações, Marcelo apontou o cargo desempenhado pelo ex-chefe do Governo como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como primeira razão para a 'desistência' da corrida presidencial.

Para o professor, Santana Lopes ocupa "uma das funções mais importantes da administração pública portuguesa" e "tem projetos para o futuro", como o hospital da Estrela, além de que "é muito sedutor estar naquele lugar".

Em segundo lugar, prosseguiu, Santana Lopes "tem família" e, nesta fase, "é muito importante estar disponível para a família". Além do mais, Santana "tem ainda futuro político daqui a cinco ou dez anos", podendo encarar mais tarde uma candidatura à Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda que Santana Lopes discorda do "papel constitucional" atribuído ao Presidente da República e defende uma mexida na lei fundamental para o alterar, o que considerou ser difícil face aos resultados expectáveis das próximas legislativas.

Em síntese, para Marcelo Rebelo de Sousa, o ex-chefe do Governo "teve de fazer uma escolha difícil", como têm de fazer Rui Rio, Sampaio da Nóvoa, Maria de Belém ou mesmo Henrique Neto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório