Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Nunca imaginei "que um governo europeu pudesse cometer" os erros gregos

O Presidente da República, Cavaco Silva, disse hoje que o compromisso partidário em Portugal após as eleições legislativas pode passar por um acordo de incidência parlamentar.

Nunca imaginei "que um governo europeu pudesse cometer" os erros gregos
Notícias ao Minuto

15:59 - 27/08/15 por Lusa

Política Cavaco Silva

À margem de uma visita realizada a São Brás de Alportel, no Algarve, Cavaco Silva falou aos jornalistas das eleições antecipadas na Grécia, considerando que "são uma jogada política", e da atuação do Governo liderado pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, fazendo uma ligação à situação nacional.

"As eleições são uma jogada política, que é criticada por todos os partidos, mas quando um partido daquela área política perde toda a sua maioria de um momento para o outro, as escolhas são muito limitadas, porque é sempre difícil ficar nas mãos dos partidos da oposição, principalmente se não existe um acordo de incidência parlamentar. Em Portugal o compromisso pode também revestir a forma de acordo de incidência parlamentar", afirmou Cavaco Silva.

O chefe de Estado português disse ainda que "ao caso da Grécia" soma-se agora "uma crise nos mercados financeiros internacionais, de grande volatilidade e de alguma turbulência, que parece resultar numa crise de confiança em relação à evolução da economia chinesa, a que se juntou na crise das economias emergentes, como o caso do Brasil ou o caso da Rússia, com a descida do preço do petróleo".

Cavaco Silva considerou que é necessário "esperar para ver os efeitos das medidas que a China já tomou ou está a tomar", através da injeção de liquidez na economia ou da descida das taxas de juro, mas admitiu que a economia portuguesa possa vir a ser afetada pela situação internacional.

"A economia portuguesa, neste quadro, chega com uma certa dinâmica de crescimento do consumo, das exportações e do investimento, mas não podemos excluir a possibilidade de algumas das nossas exportações serem atingidas, o que eu espero aqui é que os nossos empresários sejam capazes de inovar, como acontece nesta empresa que estou a visitar, com criatividade e conquistarem, novos mercados", acrescentou, numa referência à empresa Novacortiça, que produz discos para rolhas de espumantes, mas também vestuário e outros acessórios de cortiça.

O Presidente da República afirmou também que "todos têm muito a aprender" com a situação que se viveu na Grécia, para a qual já tinha alertado quando disse que "estavam a ser cometidos pelo governo grego erros" que nunca imaginou "que algum governo europeu os pudesse cometer".

"Felizmente, o atual primeiro-ministro, que ainda não foi substituído, reconheceu a certo momento que era preciso ter em conta as propostas que vinham dos credores e para que a Grécia entrasse num ciclo de crescimento económico era necessário tomar algumas medidas difíceis, mas que, nesse caso, podia obter empréstimos de grande dimensão para dar um impulso e um certo dinamismo à economia grega e começar a criar empregos", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório