Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Nós, Cidadãos! propõe redução da TSU para empresas e empregados

O partido Nós, Cidadãos! quer o alívio da Taxa Social Única (TSU) para empregados e empresas, bem como um máximo de 50% de carga fiscal sobre o rendimento anual do agregado familiar, foi hoje anunciado.

Nós, Cidadãos! propõe redução da TSU para empresas e empregados
Notícias ao Minuto

19:01 - 10/08/15 por Lusa

Política Eleições

Durante a inauguração da sede de campanha em Lisboa, o fundador e presidente da Comissão Política do Nós, Cidadãos!, Mendo Henriques, disse à Lusa que das medidas eleitorais consta uma "mudança do sistema de segurança social que faça diminuir a carga sobre empresários e empregados, a carga da TSU, e progressivamente o substitua por uma taxa sobre faturação ou volume de negócios".

Durante o evento foi distribuído um documento que é um resumo do programa eleitoral do Nós, Cidadãos!, e que, segundo o partido, poderá ser consultado na internet em breve.

No documento são apresentadas medidas para 30 áreas, desde o sistema eleitoral e político, ao emprego e segurança social, passando pela saúde, economia, os transportes ou o ordenamento do território.

No programa eleitoral consta ainda a "igualdade de direitos e obrigações para funcionários públicos e privados", um "preço máximo de venda ao público de combustíveis, eletricidade, gás e comunicações", "novos horários continuados e alargados nos serviços públicos", o "reagrupamento facultativo de concelhos", a "promoção de uma força lusófona de manutenção de paz, de cariz civil e militar", assim como o "reforço do orçamento e novo ministério da Cultura".

Na área social, o Nós, Cidadãos!, legalizado pelo Tribunal Constitucional a 25 de junho, propõe uma "prestação social única para situações de carência e de deficiência", um "valor máximo para as pensões de velhice", a "discriminação positiva no IRS em função do número de filhos", a "criação de uma secretaria de Estado da Terceira Idade", "taxas moderadoras em função da situação económica do utente" e a "tributação agregada do património móvel e imóvel, com derrogação no IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis]".

Quanto aos transportes, o partido quer uma "quota mínima de serviços de transporte de passageiros nas zonas urbanas" e o estímulo da "rede ferroviária e investimento na conclusão da sua eletrificação", e nas finanças propõe um "regime de tributação simplificado para microempresas", ou a aplicação da "taxa média de IVA na hotelaria e restauração e taxa agravada sobre bens de luxo".

O partido propõe ainda que os movimentos de cidadãos possam candidatar-se à Assembleia da República.

Quanto às listas de candidatos a deputados, o fundador refere que estão a fazer "uma apresentação faseada" dos cabeça-de-lista, que vai culminar com a apresentação dos candidatos por Lisboa a 21 de Agosto.

Para já é conhecido o cabeça-de-lista pelos Açores, Rúben Pacheco Correia, Filipa Fernandes pela Madeira e Jorge Santos pelo círculo do Porto.

Quanto à campanha eleitoral o Nós, Cidadãos! quer apostar na "conquista de votos cara a cara, porta a porta".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório