Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

"Gostava de perguntar a quem não tem emprego se é um dia histórico"

PS condena a destruição de emprego “sem paralelo” durante a última legislatura e diz que o Governo camuflou a taxa de desemprego graças às formações e estágios apoiados pelo Estado.

"Gostava de perguntar a quem não tem emprego se é um dia histórico"
Notícias ao Minuto

12:29 - 05/08/15 por Notícias ao Minuto

Política PS

O PS condenou hoje a “total insensibilidade social” com que o Governo aplaude os números do emprego.

A deputada Ana Catarina Mendes comentou os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, que dão conta de uma descida de 1,8 pontos percentuais na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2015, passando de 13,7% para 11,9%.

“A maioria dá os parabéns a estes números e diz que este é um dia histórico, mas eu gostava de perguntar a todos os portugueses que estão desempregados ou emigrados se este é de facto um dia histórico”, disse a socialista.

Em conferência de imprensa no Parlamento, a deputada realçou a “realidade dramática” dos números do emprego, referindo o “empenho que este Governo tem em criar estatísticas para criar a ilusão de que estamos a ter mais emprego em Portugal”.

Para o PS, esta descida pode ser justificada pela emigração e pelo “aumento brutal dos desempregados ocupados em formações do Estado ou em estágios”, nem que sejam de uma semana, que permitem retirar pessoas das estatísticas.

“Há hoje menos 218 mil empregos desde que este Governo tomou posse é a maior destruição de emprego dos últimos 50 anos”, condenou a socialista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório