Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

PAN: "Vamos ser a surpresa positiva das eleições"

Em entrevista ao Público, o cabeça de lista do PAN por Lisboa, André Silva, acredita que vai conseguir chegar ao Parlamento.

PAN: "Vamos ser a surpresa positiva das eleições"
Notícias ao Minuto

10:24 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Política André Silva

"O PAN é um partido que propõe uma visão holística e integrada dos diferentes ecossistemas, sejam eles sociais, culturais, ecológicos ou económicos. Contém uma matriz organizadora: pessoas-animais-natureza", começa por explicar André Silva, o cabeça de lista do PAN por Lisboa, em entrevista ao Público.

Quando questionado sobre as legislativas e a possibilidade de ver dois deputados a chegar ao Parlamento, o cabeça de lista do PAN afirma que já sente um grande apoio. "Não somos um partido muito mediatizado, mas sentimos um apoio que cresce nas redes sociais e entre amigos e conhecidos. Sentimos que vamos ter um bom resultado, vamos ser a surpresa positiva das eleições", frisa.

"Defendemos uma maior horizontalização de todas as estruturas e uma participação mais ativa dos cidadãos na política. No programa eleitoral que deverá estar pronto agora, no início de agosto, queremos incluir propostas de cidadania para participação na vida política", adianta.

Em relação aos ideais do partido político, André Silva diz ter "várias medidas de ecofiscalidade, como o IVA da distância, o fim dos apoios à indústria agropecuária, à agricultura sintética ou convencional. A nossa forma de produzir comida é altamente impactante".

"Vamos propor a criação de taxas sobre produtos com alto impacto ambiental, como a produção de carne e de leite, e produtos de longa distância. Vamos promover a discriminação positiva da agricultura biológica, porque vai regenerar os solos e garantir a soberania e a segurança alimentar de Portugal", explica.

Baseando-se na alimentação, André Silva acrescenta ainda que "falar de alimentação é falar de impactos ambientais enormes e de cada vez mais doenças que vão grassando pela sociedade. Por isso digo: comer é um ato político neste momento. É um ato progressista e revolucionário".

"A forma como estamos a comer, a consumir, vai levar à degradação do nosso bem comum, do nosso planeta", refere.

Relativamente ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), "o PAN defende uma forte aposta nos cuidados primários de saúde e uma alimentação mais saudável baseada em produtos sazonais, não sintéticos, biológicos e de origem vegetal. Se queremos a sustentabilidade do SNS temos de ter menos doentes. Ir à origem dos problemas".

Quanto ao desemprego, "uma das soluções do partido passa por trabalhar menos horas, criando mais postos de trabalho. Esta redução do número de horas de trabalho prende-se também com o índice de felicidade das pessoas que devem trabalhar menos e ter mais tempo para outras questões como a família", remata André Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório