Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Não há matriz social-democrata" no programa da coligação

A liberdade de escolha dada aos portugueses entre o setor público e privado, nos moldes atuais e planeados pelo Governo, é amplamente criticada por Manuela Ferreira Leite.

"Não há matriz social-democrata" no programa da coligação
Notícias ao Minuto

23:25 - 30/07/15 por Goreti Pera

Política Notícias

Em comentário no programa ‘Política Mesmo’ da TVI24, Manuela Ferreira Leite deixou claro que entende que “não há matriz social-democrata” no programa eleitoral da coligação Portugal à Frente.

Esta ideia deve-se ao facto de, a seu ver, existir em todo o documento um ponto com o qual não se identifica: a liberdade de escolha, que presume que seja entre o setor público e o setor privado.

Tendo em conta que, pelos padrões da social-democracia, “o Estado social assenta em três pilares (educação, saúde e segurança social) que devem ser fornecidos aos cidadãos”, esta é uma ideia com a qual a ex-líder do PSD não consegue “ser solidária”.

“A liberdade de escolha tem graça nos três ou quatro primeiros anos. Ao fim de 10 anos ficamos com uma qualidade de ensino no privado que é para alguns (os que podem pagar) e no público que é para os que menos podem”, notou a comentadora, certa de que, “se as escolas e hospitais públicos ficarem só para as IPSS’s, entramos num regime assistencialista”.

Assim, no seu entender, cria-se um modelo em que “o Estado paga aos pobrezinhos, o que é absolutamente contrário à matriz social-democrata”.

Manuela Ferreira Leite aceita que “possa haver uma complementaridade nos casos em que não há estabelecimentos suficientes para responder à procura, o que pode acontecer na saúde”, mas frisa que “isso não existe na educação, até porque há escolas que estão a ser fechadas”.

Focando-se em alguns pontos do programa do PSD/CDS, a social-democrata disse ter “muitas dúvidas quanto ao que se propõe para a Segurança Social”, afirmou ser “absolutamente contra” a chamada regra de ouro para a dívida e o défice e explicou que não entende “por que é que a sobretaxa do IRS só acaba em 2019 e a contribuição sobre o setor da energia acaba em 2018”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório