Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Passos quer um debate. Costa quer três e sem Paulo Portas

PS e PSD têm entendimentos diferentes sobre a forma como deve ser feita a cobertura mediática da campanha eleitoral.

Passos quer um debate. Costa quer três e sem Paulo Portas
Notícias ao Minuto

17:16 - 28/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

A reunião que decorreu esta manhã entre as estações televisão e os partidos terminou sem que se chegasse a uma conclusão.

Segundo indica o Público, o secretário-geral do PS consentiu a proposta das televisões em agendar três debates com o líder da coligação: um em cada canal, com a duração de 50 minutos cada e relacionados com diferentes temas.

Mas Passos Coelho contrapôs. De acordo com a mesma publicação, o primeiro-ministro prefere encontrar-se frente-a-frente com António Costa apenas uma vez e sugere um único debate com a duração de 1h30, até porque ambos vão estar em discussão na rádio, num debate a ser transmitido simultaneamente na Antena 1, TSF e Renascença.

Este não é o único aspeto em que não há concordância. A interpretação de António Costa da nova lei sobre a cobertura da campanha eleitoral é a de que só devem ser incluídas nos debates as candidaturas às eleições e não os partidos.

Desta feita, o que o antigo presidente da Câmara de Lisboa sugere que a coligação PSD/CDS seja apenas representada por Passos Coelho, deixando de fora Paulo Portas, e que a coligação CDU (PCP e Os Verdes) seja representado pelo seu líder, Jerónimo de Sousa, não tendo à mesa Heloísa Apolónia, dos Verdes.

Sem que se tenha chegado a acordo, partidos e estações de televisão voltam a reunir-se na próxima sexta-feira. De acordo com fonte do gabinete de imprensa do PSD, "está tudo em aberto" para o próximo encontro, que decorrerá às 11h00, nas instalações da RTP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório