Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo e PS veem "oligarquia" Angola como um "Dubai lusófono"

A deputada do Bloco de Esquerda não concorda com a relação entre Portugal e Angola

Governo e PS veem "oligarquia" Angola como um "Dubai lusófono"
Notícias ao Minuto

14:40 - 28/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Bloco de Esquerda

Mariana Mortágua, deputado do Bloco de Esquerda, falou abertamente sobre Angola e sobre a relação com Portugal, num artigo de opinião assinado no Jornal de Notícias, "Em Angola é proibido pensar".

“Em Angola quem manda é José Eduardo dos Santos, a sua família, os seus ministros e os seus generais”, começa, mostrando que se trata de “uma oligarquia no poder há 37 anos”.

“A fortuna que os mantém e o poder que lhes dá fortuna, não lhes pertencem”, acrescentando que os diamantes são provenientes de “exploração e violência dos direitos humanos” e que o petróleo “que concessionam como se fosse seu” pertence ao país.

Mais ainda, Mariana Mortágua acusa o Governo português e o Partido Socialista de verem Angola como um “Dubai lusófono” e de colaborarem com um país que “é um extremo de desigualdade e corrupção”.

“Os generais e milionários que o Governo português se esforça por ‘atrair’ como ‘investidores’ respondem por um regime cleptocrático”, acusa a deputada do Bloco. “Em Portugal, quem leva a sério a fraternidade com Angola, não pode suportar o silêncio dos negócios que cala e esconde a repressão”, conclui Mortágua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório