Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Futuro Presidente da República tem de ser um fomentador de esperança

O professor universitário e comentador político Marcelo Rebelo de Sousa disse, na noite de sexta-feira, em Coimbra, que o futuro Presidente da República (PR) terá de ser um fomentador da esperança dos cidadãos.

Futuro Presidente da República tem de ser um fomentador de esperança
Notícias ao Minuto

06:10 - 25/07/15 por Lusa

Política Rebelo de Sousa

"Numa situação de gestão difícil, aquilo que eu penso que se espera do futuro PR é que, além de cumprir a sua missão da gestão da situação de governabilidade e estabilidade, seja um fomentador de esperança das pessoas", disse Marcelo Rebelo de Sousa, durante um debate em Coimbra.

Intervindo numa sessão intitulada "A Festa e a Política", integrada no programa do Festival das Artes, em resposta a uma pergunta da assistência sobre a contribuição do próximo PR para aproximar as pessoas da política, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que o futuro Presidente da República "tem de cumprir a missão, que é sensível e depois tem de ser um portador de afetos".

"Se [a função do PR] for vivida com alegria, melhor. Se for vivida com cara de cemitério é menos bom mas pode ser que dê resultado, dar esperança com cara fúnebre", ironizou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que o chefe de Estado "não tem de estar metido na governação" nem possuir "projetos extraordinários", como um programa de Governo: "Isso é um verdadeiro perigo, um PR com um programa de governo de salvação nacional, isso não existe, não cabe na Constituição", avisou.

O comentador político também estendeu a necessidade dos afetos "depois de quatro anos e meio de crise" às eleições legislativas, frisando que "se há qualquer coisa que está a falhar na campanha legislativa é nem sempre passar esse afeto".

"Há exceções: o primeiro-ministro [Passos Coelho] está a fazer um esforço para fazer passar o afeto, mas fica aquém do vice-primeiro ministro [Paulo Portas] que consegue fazer passar mais a imagem de afeto", apontou.

Já o líder socialista, António Costa, deveria, "na ótica do seu interesse, fazer passar mais essa mensagem", adiantou.

"Mas não é para conquistarem votos. As pessoas fizeram um esforço pelo país, pelas famílias, pelos próximos, e como acontece com um familiar nosso que teve uma dificuldade, temos de lhe dar mimo, temos de dar carinho", defendeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório