Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

CDS está "incrédulo" com chegada de Franquelim ao Governo

A nomeação de Franquelim Alves para secretário de Estado do Empreendedorismo está a gerar uma onda de contestação em todos os quadrantes políticos e até o CDS, partido da coligação governamental, mostra-se “incrédulo” com a escolha de Passos Coelho, refere este domingo uma fonte da direcção do partido ao Diário de Notícias.

CDS está "incrédulo" com chegada de Franquelim ao Governo
Notícias ao Minuto

17:15 - 03/02/13 por Notícias Ao Minuto

Política Partidos

O CDS, partido da coligação governamental, mostrou-se este domingo “incrédulo” com a nomeação de Franquelim Alves para secretário de Estado do Empreendedorismo. Fonte da direcção do partido questiona como é possível que “uma figura que esteve no centro do processo BPN, um caso de polícia (…) seja escolhido para integrar o elenco do Governo numa altura em que os portugueses estão a pagar o buraco de cinco mil milhões de euros”.

A mesma fonte mostra-se indignada e pergunta: “Como é que alguém que sai da administração de Oliveira e Costa e de Abdool Vakil, que reconheceu que não informou o Banco de Portugal sobre a situação real do banco, que é co-responsável por essa gestão desastrosa, pode ser secretário de Estado?”.

Já no sábado o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou um “escândalo” a nomeação de Franquelim Alves para secretário de Estado, argumentando que este devia ser responsabilizado pelo “buraco” do BPN, banco no qual foi administrador.

Também José Seguro criticou a escolha do Governo e afirmou que Passos Coelho “deve uma explicação ao País”.

Na sexta-feira, o Presidente da República, Cavaco Silva, deu posse a Franquelim Alves como secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, cargo que anteriormente ocupado por Carlos Nuno Oliveira, numa cerimónia no Palácio de Belém, em que foram empossados outros seis secretários de Estado indicados pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O novo secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação mostrou-se na sexta-feira "perfeitamente tranquilo" com a entrada no Executivo, definindo como uma "falsa questão" as dúvidas sobre a sua passagem pelo grupo SLN/BPN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório