Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Ou a 'lógica da batata' não funciona ou o povo está noutra onda"

Ex-deputado do PS não poupa críticas ao Presidente da República devido às declarações sobre a Grécia. Governo também não escapa ao ataque irónico do antigo ministro.

"Ou a 'lógica da batata' não funciona ou o povo está noutra onda"
Notícias ao Minuto

12:45 - 10/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Silva Pereira

Pedro Silva Pereira ataca duramente o discurso de Cavaco Silva, referindo-se às declarações sobre a situação na Grécia. O Presidente da República referiu que, caso Atenas saia da Zona Euro “ainda ficam 18 países”, palavras que o antigo deputado define como “infalível lógica da batata”.

“Aplicando este admirável raciocínio ao Estado da Nação, as conclusões não são menos brilhantes”, ironiza o antigo ministro dos governos Sócrates na coluna de opinião no Diário Económico, revelando o lado positivo da queda da natalidade: “Pode concluir-se, sem receio de errar, que ainda nascem umas boas 83 mil crianças por ano”.

Silva Pereira aproveita também para aplicar a mesma análise às decisões políticas do governo, começando pela emigração: “Verifica-se que, depois da fulgurante governação da direita (…) a população residente diminuiu de forma dramática”.

“Qualquer pessoa menos versada nestas coisas da aritmética terá tendência para concluir, de forma um tanto simplista, que a situação do país está pior”, diz o antigo Ministro da Presidência, antes de concluir: “Felizmente, aplicando a salvadora lógica da batata, faz-se uma luz inteiramente nova sobre o problema permitindo apurar, de forma muito tranquilizadora, que ainda residem em Portugal 10,374 milhões de pessoas”.

“Imagino que os especialistas na lógica da batata devem estar com alguma dificuldade em compreender a avaliação que os portugueses fazem sobre o Estado da Nação”, acusa o ex-deputado, referindo-se à sondagem que revela uma percentagem de 52,3 % de portugueses que veem um agravamento da situação do país nos últimos quatro anos.

“Quando se discute o Estado da Nação, é capaz de ser melhor ouvir o que a nação tem a dizer”, diz Silva Pereira, antes de concluir: “Das duas uma: ou a lógica da batata não funciona, ou o povo está noutra onda”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório