Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

No 'campeonato' das características, Costa supera Passos

A sondagem Intercampus revela que o PS parte na frente nas intenções de voto: 37,6%, enquanto a coligação PSD/CDS se fica pelos 32,7%.

No 'campeonato' das características, Costa supera Passos
Notícias ao Minuto

08:12 - 09/07/15 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

A sondagem Intercampus feita para o Público, TSF e TVI mostra não só as intenções de voto dos portugueses, isto quando estamos a poucos meses das legislativas, mas também nos permite ter uma ideia de como os portugueses percecionam os líderes dos dois principais partidos. E, neste aspeto, os últimos anos de Governo já terão feito o seu desgaste à imagem de Passos Coelho.

Quando se compara o líder do PS com o líder do PSD, Costa sai vencedor em características como ‘Competente’ (32,9% contra os 27,7% de Passos), ‘Conhecedor de Problemas’ (30,9% para Costa, Passos com 27,1%) ou ‘Trabalhador’ (Costa com 30,7%, Passos com 26,7%).

Costa, aliás, triunfa claramente na principal: 'Quem tem melhores qualidades para ser primeiro-ministro?' Entre os 1014 inquiridos, 42,3% escolhem António Costa. Passos Coelho fica-se pelos 31,6%.

As principais diferenças, saliente-se, são na perceção sobre qual dos dois candidatos é visto como o mais ‘Dialogante’ e também qual mostra maior ‘Sensibilidade social’. Entre os inquiridos, 38,7% escolheu Costa, enquanto 30,3% escolheram Passos como a figura mais dialogante. Já na sensibilidade social, a liderança é clara para Costa (37,4%), contra os 24,5% de Passos.

Esta mesma sondagem, porém, mostra outras áreas onde ambos os candidatos precisam de melhorar. É o caso de características como ‘Confiança’, ‘Sério’, ‘Honesto’e até mesmo ‘Capaz de ter um discurso de verdade’.

Em todas estas características, ambos os líderes políticos perdem para uma outra opção: 'nenhum deles'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório