Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Processo na Grécia "sublinha justeza da posição do PCP" sobre o euro

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa, considerou hoje que todas as "contradições" e "ambiguidades" em torno da atual crise económica na Grécia sublinham a "justeza da posição do PCP" sobre esta matéria.

Processo na Grécia "sublinha justeza da posição do PCP" sobre o euro
Notícias ao Minuto

18:00 - 07/07/15 por Lusa

Política Jerónimo de Sousa

"O estudo e a preparação do país para a libertação da submissão ao euro e a colocação dessa questão evidenciam-se como uma necessidade real. É uma irresponsabilidade não a considerar", vincou Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava num hotel em Lisboa e apresentava perante dezenas de pessoas o programa eleitoral do partido para as legislativas deste ano.

No texto, o PCP diz querer "estudar e preparar" a libertação de Portugal da "submissão do euro", defendendo o partido que a moeda única "representou estagnação e recessão, desinvestimento e degradação do aparelho produtivo".

Para Jerónimo de Sousa, é necessário que Portugal disponha de "soberania orçamental, cambial e monetária".

"Não podemos ter um país acorrentado às atitudes discricionárias de Bruxelas e Berlim, um povo refém das chantagens do Banco Central Europeu (BCE) ou do Eurogrupo", vincou.

O secretário-geral comunista aproveitou ainda para dizer que, ao contrário do que alguns "apregoam", o país "não está melhor" nem os sacrifícios valeram a pena.

"Só quem mede o país pelos ganhos do capital monopolista ou pelos elogios da senhora Merkel pode achar que um país com uma geração desfeita pela emigração forçada (...) pode afirmar sem ponta de vergonha que o país que agora deixam na hora de serem afastados pela vontade popular está melhor", realçou, lançando farpas ao Governo.

Portugal, contudo, mantém o seu "potencial humano" e a "capacidade e conhecimento dos seus trabalhadores", e há "fatores e condições suficientes" para com uma política de esquerda serem respondidos desafios como a qualidade de vida das populações e do povo.

"É essa política que o PCP se propõe concretizar, disponível para assumir todas as responsabilidades que o povo lhe queira atribuir", prosseguiu Jerónimo de Sousa.

Os comunistas vão concorrer às legislativas deste ano com "Os Verdes" e Intervenção Democrática, juntos na Coligação Democrática Unitária (CDU).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório